terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O REINO PORTUGUÊS E O DOMÍNIO DOS MARES



A partir do século XV os europeus, se aventuraram ao mar em busca de um novo  caminho para as Índias, terra distante de onde  vieram vários produtos de luxo e  as especiarias que eram muito caras naquela época na Europa, as especiarias  eram utilizadas para desfaçar  o sabor dos alimento,  pois não tinham refrigeração.
Até então o comércio da Europa com o Oriente eram  controlado pelos árabes , genovês e venezianos que dominava o Mediterrâneo. Outro fator que contribuiu para as grandes navegações foi o espirito aventureiro  principalmente de portugueses e espanhóis que aventuram ao mar em busca de  riquezas e novos cristãos. O primeiro reino europeu a enviar expedições em busca  de novas rotas marítimas foi Portugal. Situado na costa atlântica, com uma face  voltada ao Magreb – região do norte da África com forte influência da cultura árabe-islâmica –, o reino português reuniu várias condições favoráveis à sua expansão marítima.

Portugal, saiu na frente pois o espírito aventureiro e conquistador dos ibéricos foi  reforçado na Guerra de Reconquista, contra os mouros. Depois de séculos de  convivência, alternando momentos de luta com períodos de relativa paz, a partir do século XI, os cristãos da Península Ibérica começaram a retomar ao territórios que  estavam sob o domínio islâmico. Além disso    Portugal  foi uma das primeiros países  europeus a se consolidar como uma monarquia absolutista, fatores como   a sua posição geográfica. As novas tecnologias também possibilitaram várias mudanças, no jeito de navegar, entre elas podemos citar as modificações nas caravelas e outros navios. Graças esses  novos Os instrumentos proveniente da Ásia, como a ampulheta, a bússola a pólvora e o canhão que foram aperfeiçoados  na Europa. 





O poderio naval português


Quando a frota de Pedro Álvares Cabral Chegou às terras que viriam ser Chamadas de Brasil, em abril de 1500, o português já dispunha de uma larga experiência em conquistas e colonização. Eles já tinham ocupado importantes trechos estratégicos do litoral da África e da Ásia, que poderiam servir de pontos de apoio na expansão do comercia de ouro e especiarias.O poderio naval do Estado português possibilitou aos lusitanos conquistar e controlar,  entre os séculos XV e XVI, as rotas mercantis do Oriente, região estratégica para o abastecimento do comércio europeu.
Desde o século XV, navios portugueses já percorriam os mares em busca de mercadorias para o comércio. O contato comercial com as Índias, a partir de 1498,foi altamente lucrativo paras a economia portuguesa. Estimulados pelo sucesso nos negócios, comerciantes, navegadores e o rei de Portugal se voltaram exclusivamente para o Oriente

REFERÊNCIAS:
Breick, Patrícia Ramos,História: das cavernas ao terceiro milênio 2º ed.São Paulo; Moderna,2006.
   MORENO, Jean. VIEIRA, Sandro. História: cultura e sociedade. Curitiba: Editora Positivo. 2010.
    VICENTINO, Cláudio. DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil. São Paulo:  Scipione 2011.


2 comentários:

  1. Ice and snow peak titanium Flask - iTanium-arts
    This ice-skate is a polished titanium flask titanium nipple bars with a single titanium knife layer of ice, titanium white dominus not a jar. The flask is made in a hollow shell made out of powder and can be raft titanium used for cooking

    ResponderExcluir